quarta-feira, 23 de julho de 2014

ANÁLISE DO TEXTO “ O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos”

Analisando o texto nota-se que as autoras usam como ponto de partida para uma reflexão o livro de Edgar Morin “Os sete saberes necessários à educação do futuro” publicado pela UNESCO, em 2002. Neste livro o autor cita os sete saberes necessários para o século XXI, a saber:
1.      As cegueiras do conhecimento – erro e ilusão
2.      Os princípios do conhecimento pertinente
3.      Ensinar a condição humana
4.      Ensinar a identidade terrena
5.      Enfrentar a incerteza
6.      Ensinar a compreensão
7.      A ética do gênero humano
No caso do texto em questão, ela reflete acerca do primeiro saber. Há uma reflexão sobre a importância de estreitar as relações professor-aluno. Não se trata de relações interpessoais e sim de um olhar mais próximo.

Citando outro fragmento do livro de Morin (2002, pg16): “É necessário que todos que se ocupam da educação constituam a vanguarda ante a incerteza de nossos tempos”. A profissão de professor para tempos atuais, com um olhar para o futuro que se avizinha, exige cada vez mais de um profissional “antenado” em propor ensinamentos que possibilitem a seus alunos serem mais protagonistas de seu aprendizado. A hierarquia professor ensino-aluno aprende já não é mais cabível no século XXI.

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